Um grupo de pesquisadores holandeses conseguiu desvendar e manipular um processo essencial das proteínas nas plantas, chamado glicossilação. Eles esperam que esse novo conhecimento permita que as plantas sejam aplicadas mais freqüentemente na produção de proteínas terapêuticas, um importante ramo da medicina e da produção de novos medicamentos.
Glicossilação
As proteínas nas plantas, animais e nas pessoas recebem várias cadeias de açúcares em um processo chamado glicossilação. As cadeias de açúcares são importantes para o funcionamento de muitas proteínas. Mais do que isso, sua identidade e uniformidade são cruciais para a qualidade das proteínas terapêuticas.
A glicossilação nas proteínas acontece em três estágios. Inicialmente as cadeias de açúcares são construídas e, a seguir, ligam-se à proteína em locais específicos. Finalmente, as cadeias de açúcares são modificadas à medida que açúcares específicos conectam-se à cadeia.
Cadeias de açúcares
"Nós somos o primeiro instituto no mundo a identificar um gene nas plantas que está envolvido na construção dessas cadeias de açúcares, o primeiro estágio na glicossilação," diz o cientista Maurice Henquet.
"Parece que as cadeias se tornam cada vez mais uniformes à medida que a expressão desse gene é reduzida," diz ele. Desenvolve-se principalmente um tipo de cadeia, um tipo relativamente simples. As cadeias de açúcares que estão conectadas às proteínas são assim um ponto de partida melhor para fazer ajustes projetados para otimizar as funções biológicas para que a proteína funcione como um medicamento.
"Agora nós seremos capazes de melhorar a manipulação da glicossilação," continua Henquet. "E as plantas irão se tornar ainda mais adequadas à produção de medicamentos."
Fonte: http://migre.me/54Nt2
Nenhum comentário:
Postar um comentário